Sobrevivendo à Tecnologia parte 3 – Do Papel para a Tela

Sobrevivendo à Tecnologia parte 3 – Do Papel para a Tela

Qual a semelhança que a sua HQ tem com o Facebook, AirBnB e Uber?

O post “ Sobrevivendo a Tecnologia parte 1 – Do Papel para a Tela” foi encerrado com a frase “Retenha os seus leitores e alcance novos, pense sua HQ como uma empresa e ela sobreviverá. “, pode ser meio confuso, mas vamos explicar.

Saindo um pouco da parte de criação de roteiros e desenhos, resolvi traçar um paralelo entre uma HQ e uma Startup.

“Startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”. Disponível em http://exame.abril.com.br/pme/noticias/o-que-e-uma-startup.

Talvez o único termo que um quadrinista profissional não conheça seja “ Escalável”, que quer dizer: “Que tem condições para crescer de forma uniforme ou para suportar um aumento de carga”.

Se substituirmos STARTUP por HQ, “ HQ é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”. Alguma semelhança com a realidade?

Vamos ao passo-a-passo para criar uma HQ/Startup:

1 – Visão do Produto

Essa primeira parte é definida através das respostas as perguntas abaixo

  • Visão: Por que você resolveu criar a HQ? O que te motivou?
  • Público-alvo: Para quem o produto será criado?
  • Necessidades: Por que os leitores comprarão a sua HQ?
  • Produto: Qual é o diferencial da sua HQ? Qual a sua história?

Bruno Honda Leite e Sidney Gusman falam um pouco sobre criação de HQ no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=7oIy_8QsTJc.

2- Defina sua Equipe

Por mais que você ache que seu traço é perfeito e seu roteiro digno de Stephen King e George R.R. Martin, o trabalho em equipe é fundamental para o aperfeiçoamento de uma obra.

“No trabalho em equipe, quem acha que sabe tudo sempre pode aprender algo novo, e quem acha que não sabe nada pode descobrir que é mais capaz do que imagina. ” Leila Navarro

Pense quem será o roteirista, desenhista, arte finalista e editor.

No Nerdcast 522, Jovem Nerd, Azaghal, Eduardo Spohr, Fabio Yabu e Leonel Caldela comentam sobre Coautoria (https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-522-co-autoria-escrevendo-a-3-4-ou-6-maos/)

3- Definição do Modelo de Negócios

Existe uma ferramenta muito utilizada no mundo das startups: CANVAS, que serve para definir pontos fundamentais para a Estratégia do projeto.

Canvas HQ

  • Segmentos de Clientes: Define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que a HQ busca alcançar e servir.
  • Proposta de Valor: Descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para um Segmento de Clientes/Leitores específicos.
  • Canais: Descreve como uma HQ se comunica e alcança seus Segmentos de clientes para entregar uma Proposta de Valor.
  • Relacionamento com Clientes: Descreve os tipos de relação que uma HQ estabelece com Segmentos de Clientes Específicos.
  • Fontes de Receita: Representa o dinheiro que uma HQ gera a partir de cada Segmento de Clientes (os custos devem ser subtraídos da Renda para gerar o lucro).
  • Recursos Principais: Descreve os recursos mais importantes exigidos para fazer um Modelo de Negócio funcionar. (Exemplo: Uma webcomic requer o serviço de hospedagem, já uma HQ impressa requer serviço de Gráficas)
  • Atividades-Chave: Descreve as ações mais importantes que uma HQ deve realizar para fazer seu Modelo de Negócios funcionar.
  • Parcerias Principais: Descreve a rede de fornecedores e os parceiros que põem o Modelo de Negócio para funcionar.
  • Estrutura de Custo: Descreve todos os custos envolvidos na operação de um Modelo de Negócio.

4 – Validação da solução

Agora é hora de falar com os seus futuros leitores e perguntar se o que foi definido no tópico 1 cria interesse neles e se o modelo de negócio, definido no tópico 3, está de acordo com as suas expectativas.

Caso não esteja, analise e corrija os pontos se necessário.

5 – Definição de Personas

Como foi falado no post Sobrevivendo a Tecnologia parte 2, saber quem são os seus leitores é fundamental para o sucesso do seu site.

A medida que você conhece melhor quem são os seus leitores, defina a idade, preferências pessoais e profissionais, o que ele faz durante o dia e nos finais de semana, se ele trabalha ou não, entre outras coisas.

Esses detalhes te ajudarão a pensar da melhor forma para cada dia aprimorar suas HQs.

6 – Construção de um MVP

O MVP tem como definição “o mínimo conjunto de funcionalidades que permite uma ação e aprendizado sobre os clientes ou usuários”.

Ao chegar nessa Fase você já aprendeu muito sobre o seu público, já sabe suas preferências e agora é a hora de aumentar o trabalho, tornar seu produto disponível e procurar ampliar os leitores.

Quer sobreviver a tecnologia? “Retenha os seus leitores e alcance novos, pense sua HQ como uma empresa e ela sobreviverá. ”

A Crowtoon pode te ajudar a transformar sua HQ em uma empresa. Envie um email para artista@crowtoon.com

Veja também Sobrevivendo a Tecnologia Parte 1 e Parte 2

Fonte: A Startup Enxuta, Eric Ries.

Business Model Generation, Alexander OSterwalder & Yves Pigneur

admin
admin@crowtoon.com
No Comments

Post A Comment