Melhorando as vendas do seu Ecommerce – O que é Funil de vendas?

Melhorando as vendas do seu Ecommerce – O que é Funil de vendas?

Muitos quadrinistas tem um site e, normalmente, vem acompanhado com uma loja online. Nos últimos eventos que participei questionei alguns artistas sobre os resultados das vendas online e quase sempre a resposta foi a mesma: -“Ah, tenho vendido alguns poucos por semana” .

Como falei no texto do lado de cá da mesa, primeira experiência como expositor a/o quadrinista além de roteirizar, desenhar, colorir e diagramar, também é fundamental saber vender. Hoje e na próxima segunda vou falar sobre algumas técnicas que grandes e-commerces se utilizam para conseguir vendas.

Funil de Vendas (pipeline)

É o processo de acompanhamento do seu cliente do momento que ele conhece seu produto até ele se tornar seu cliente. Para um funil de vendas ter resultados relevantes é necessário tornar o processo o mais previsível e escalável possível.

Normalmente o processo é composto por 5 fases:

1 –  Aprendizado e descoberta

Nessa fase o comprador ainda não conhece muito bem seu produto. O objetivo é ativar o interesse para que o conheça melhor. Para isso você pode ter algumas páginas para que o cliente possa ler seu material.

2- Reconhecimento da oportunidade

Nessa fase o comprador identifica o valor no seu material e começa a pesquisar mais sobre você e sobre outros artistas.

3- Consideração da Solução

Nessa fase o comprador já identificou artes que concorrem com a sua e começa avalia-las para adquiri-las. É importante criar um senso de urgência, caso o contrário pode escolher por outros ou pode não se empenhar em comprar.

4 – Decisão de compra

Nessa fase é importante ressaltar os diferenciais competitivos do seu produto.

5 – Venda

Nesse momento é concluída a venda, agora é hora de trabalhar na fidelização do seu leitor/cliente.

Exemplo da Aplicação do Funil de Vendas

Você precisa comprar uma camisa social para trabalhar. As etapas se iniciam no reconhecimento do problema (falta de roupa para o trabalho), depois passa por um processo de consideração (realmente preciso comprar essa camisa? Tenho dinheiro suficiente?) Até que é tomada uma decisão de comprar a camisa ou não.

Conhecer e mapear a jornada de compra do seu leitor/cliente são fundamentais para que os gaps sejam cobertos, qualifiquem o cliente e diminua o ciclo de venda.

Quer se inscrever na nossa Newsletter e receber mais informações sobre vendas e administração? Envie um email para contato@crowtoon.com

Gui Martins
contato@crowtoon.com

Gosta de Startups e Quadrinhos ou algo assim...

No Comments

Post A Comment