Diferenças entre Quadrinhos e vídeos animados

Diferenças entre Quadrinhos e vídeos animados

Resolvi falar sobre as Diferenças entre quadrinhos e vídeos animados pois fui questionado diversas vezes e é comum as pessoas confundirem essas duas ferramentas de comunicação. Para os profissionais da área esse texto pode parecer um absurdo, mas é importante expor algumas das principais diferenças.

O que são quadrinhos?

Segundo o Dicionário Aurélio:

Cada um dos retângulos sequenciais em que se divide uma banda desenhada.
Série de desenhos que representa uma história ou uma situação, geralmente dividida em retângulos sequenciais.

São os gibis que, normalmente, são comprados na banca de jornal. Não existem apenas versão física, diversos artistas disponibilizam os seus quadrinhos exclusivamente no formato digital, são conhecidos como webcomic.

Quando falamos de quadrinhos logo vem à mente: Turma da Mônica, Batman, Superman, Liga da Justiça, Homem-Aranha e Vingadores.

Nesse formato existem outros tipos como: Mangá (quadrinhos japoneses), Banda-desenhada (Portugal), Manhwas (quadrinhos Coreanos) entre outros.

O que são vídeos animados ou animações?

São exclusivamente do meio digital. Caracterizados pela fácil propagação nas redes sociais.

Se você tem uma criança em casa logo lembrará de Galinha Pintadinha e Peppa Pig.

Podem ser 2D ou 3D

 

Abaixo algumas diferenças:


O que é melhor para sua empresa?
*Alguns softwares estão trabalhando para aplicação de pequenos movimentos e sons nos quadrinhos.

Não existe uma resposta simples para essa questão, pois dependerá do objetivo da sua campanha. Caberá uma análise do objetivo da sua campanha, canal de comunicação a ser utilizado e o público-alvo.

Exemplo:

Imagine que você quer fazer um vídeo animado para apresentação de uma proposta de venda de um produto. Você envia o link do Youtube do vídeo via e-mail. Quais problemas você pode enfrentar?

Algumas empresas bloqueiam acesso ao Youtube e a outros sites de vídeos por conta de normas internas, seria um desconforto pois você teria que encontrar uma outra forma rapidamente para a apresentação do seu produto.

Outro problema é tamanho do vídeo (espaço físico ocupado), caso você queira anexar o arquivo no e-mail diretamente. EU trabalhei em uma empresa, top 10 construtoras do Brasil, que e-mails maiores de 10 mb iam direto para o SPAM.

Nesse caso a mídia adequada seria os quadrinhos, mais leves, podem ser anexados ao e-mail ou incluídos no corpo do e-mail.

Outro exemplo:

Em uma apresentação utilizando projetor para um grupo muito grande de pessoas em uma sala e sem verba para imprimir uma versão para cada pessoa, o melhor seria um vídeo animado.
Ficou interessado em fazer um quadrinho ou um vídeo animado exclusivo? Deixe seus contatos no formulário que entrarei em contato.

 

 

 

Gui Martins
contato@crowtoon.com

Gosta de Startups e Quadrinhos ou algo assim...

2 Comments
  • Wagner Marcelo
    Posted at 15:44h, 01 maio Responder

    Ótimo artigo…

  • Sergio Bicudo
    Posted at 14:19h, 15 junho Responder

    Bacana.. E o quadrinho pode ser mais interativo..

Post A Comment