Conquista do Mercado

Conquista do Mercado

É bem comum ver na minha timeline pessoas reclamando sobre a não existência do mercado de quadrinhos, a falta de profissionalismo das editoras, o alto custo para se produzir, falta de remuneração, falta de comprometimento, falta de divulgação, problemas na distribuição, apoio de grandes nomes da mídia, falta de leitura, falta de incentivo cultural e empresarial, entre tantas outras.

Pois bem, hoje o texto é uma provocação.

Comecemos com uma pergunta:

O que é mercado?

Alguns significados do dicionário:

p.met. conjunto dos negócios realizados.

econ conjunto de consumidores que absorvem produtos e/ou serviços; o meio consumidor.

Outra pergunta:

Tem quadrinhos sendo vendidos? Vamos aprofundar um pouco, tem quadrinhos brasileiros sendo vendidos?

Então não pode se dizer que não existe mercado de quadrinhos. O que se pode questionar é o tamanho do mercado.

As editoras investem apenas em sucesso no Catarse?

Para os colegas que pensam “Ah, mas a culpa é das editoras, elas não dão a chance para boas ideias…. investem apenas em sucesso no Catarse”, tenho uma coisa a dizer:

Amigo/a leitor/a, as editoras não são instituições de caridade.  Em tempo de escassez de dinheiro no mercado não podem correr o risco de errar, vão procurar artistas que já comprovaram sua capacidade de atração de público e de vendas. O Catarse faz todo o trabalho de validação de mercado para as editoras.

Os quadrinhos e as startups tem alguns pontos em comum e eu destaco a Capacidade de Execução.

Quando um CEO vai correr atrás de investimento, os dois principais elementos são: a equipe e a capacidade de execução. Nos quadrinhos é possivel produzir sua HQ sozinho, eu não sou a favor, porém há vários projetos de sucesso feitos por apenas uma pessoa. Mas independentemente do tamanho da equipe a capacidade de execução é fundamental.

Você não é um gênio até que prove isso

Você pode ser genial, o novo Mauricio de Souza ou Stan Lee. Você pensou em uma história  que terá o mesmo alcance de Watchmen e com isso vai ter roteiro para, pelo menos, 10 filmes que nem os X-Men, mas você ainda sequer conseguiu escrever 10 páginas.

Amiga/o mas milhares de pessoas têm ideias iguais as suas. O que vai te fazer diferente delas é a capacidade de passar de Ideia para algo tangível.

Então, temos um mercado perfeito?

Não, temos muito o que trabalhar e melhorar, a Crowtoon nasceu para democratizar a produção de HQs e dessa forma contribuir para a sua profissionalização.  Porém eu sei que não será fácil!

Pare de reclamar e vá fazer, não adianta você ter 3 possíveis roteiros para a Webcomic se cada projeto tem duas páginas feitas e depois de um tempo você começa mais um novo projeto.

Admiro os artistas que produzem semanalmente e criam meios para cada dia publicar mais. Chorar demais não adianta!

Vá à luta, seja humilde e conquiste seu espaço!

 

 

Gui Martins
contato@crowtoon.com

Gosta de Startups e Quadrinhos ou algo assim...

No Comments

Post A Comment