Como VENDER seu Quadrinhos? Parte 1 – PROSPECÇÃO

Como VENDER seu Quadrinhos? Parte 1 – PROSPECÇÃO

Imagine comigo: Lucas, um artista, criou um quadrinho com uma história envolvente e uma arte maravilhosa. Além das horas despendidas para o desenvolvimento da história e da arte, ele ainda custeou do próprio bolso R$ 8 mil para imprimir 500 cópias. Ele imaginou que venderia essas cópias em 3 meses no máximo e recuperaria o investimento. Hoje, após 1 ano, ele ainda tem em estoque 300 unidades. Seu site não gera acessos e nos eventos ele vende em média 30 unidades. Lucas está chateado por não haver um mercado de quadrinhos consolidado.

Esse pequeno relato não é algo exclusivo desse amigo imaginário, muitos quadrinistas passam por situação semelhante. As vezes não custeou do bolso, mas tem quadrinhos que foram produzidos graças ao PROAC ou Catarse parados em casa. O que fazer? Ficar dando F5 na sua loja aguardando aqueles pedidos maravilhosos chegarem ou reclamar o quanto o mercado de quadrinho não é profissional e que grandes canais de cultura pop não valorizam os quadrinhos nacionais, afinal você está cansada/o desmotivado, não é mesmo?

Pode parecer maluco, mas esse conceito é REAL, mas para você ter a plena certeza tem que agir.
Voltemos ao Lucas. O quadrinho dele foi inspirado no jogo Skyrim. O que seria mais efetivo? Publicar em todos os grupos de quadrinistas ou compartilhar a sinopse da história em grupo de discussão sobre o jogo?

O mesmo vale para o seu quadrinho, qual é o publico-alvo? Como você tem se tornado conhecido por eles? Você precisa PROSPECTAR.

O que é prospecção?

A prospecção de clientes identifica clientes potenciais, e deveria ser uma atividade ininterrupta e contínua dentro de cada empresa, de forma a sobreviver perante os desafios do mercado atual como a forte concorrência. Fonte Significados

Leia FUNIL DE VENDAS e Melhorando suas Vendas
Como prospectar? Algumas ideias para você:
1. E-mail
2. Eventos
3. Compradores antigos
4. Telefone
5. Facebook
6. Twitter
7. Google
8. Youtube
9. Soundcloud
10. Linkedin
11. Grupos do Facebook
12. Grupos do Linkedin
13. Pinterest
14. Instagram
15. E-book
16. Artigos
17. A Festa de aniversário da sua prima

Todo momento é hora de prospecção, criar a oportunidade de falar do seu quadrinho e como ele se encaixa para a pessoa.

Você pode estar pensando: Guilherme, pare de VOMITAR regras, falar é fácil, o que você tem feito?
Só não utilizo o Pinterest, por enquanto, o restante você pode conferir no links, alguns dão um retorno absurdo, outros nem tanto. Passei a utilizar o Linkedin a aproximadamente duas semanas e já obtive mais retorno, proporcionalmente, que no Facebook.

Pare de reclamar e vá a luta, PROSPECTE!

Nos próximos posts aprofundarei esse assunto, inscreva-se na newsletter e acompanhe

Como faço para encontrar seu material? Deixe no link nos comentários, se tiver dúvidas ou assuntos que deseja que eu aborde também escreva.

Gui Martins
contato@crowtoon.com

Gosta de Startups e Quadrinhos ou algo assim...

1Comment
  • Priscila
    Posted at 17:18h, 25 abril Responder

    Muito bom o texto! Achei legal mostrar o caminho do raciocínio pra crescer no mercado de quadrinhos.

Post A Comment