Como trabalhar em equipe em uma HQ

Como trabalhar em equipe em uma HQ

“Escrever é humano. Editar é divino! ” Stephen King

O post 10 dicas para seu quadrinho não dar certo teve um tópico que causou polemica onde dizia:

2 – Tente fazer tudo sozinho (a)- Seu roteiro é muito bom, mas o desenho ou arte-final pode deixar a desejar. Trazer pessoas de qualidade para o projeto é importante para preencher alguma característica que você não tenha.  Se você acredita que consegue fazer sozinho todas as atividades, você está no caminho errado certo para não publicar sua HQ.

Devido a ter recebido diversos comentários concordando e tantos outros discordando da dica acima nada melhor que falar um pouco sobre o tema: Trabalho em equipe

Existem duas palavras que tem sido utilizadas para representar o trabalho em equipe: Crowdsourcing* e Coautoria**.

Uma das músicas brasileiras mais conhecidas no mundo (se não a mais conhecida) foi realizada em coautoria. Composta em 1962 por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, A garota de Ipanema, alcançou diversos países. Outro exemplo é a trilogia Matrix, foi idealizado pelos irmãos Wachowski e obteve mais de U$$ 1 bilhão de arrecadação. Alias, para fazer o filme são necessários diversos profissionais, roteiristas, atores, diretores, câmeras, responsáveis pelo cenário, maquiagem e tantos outros mais. Por que a HQ não pode ser igual?

Trazer mais pessoas para o processo de criação de algum novo produto não é exclusivo de temas relacionados a Arte. Esse tipo de atividade é mais comum do que você pode pensar, por exemplo, a Nike convida pessoas para participar do design dos novos tênis, trazendo novas ideias e colocando esses designs no mercado fomentando novas vendas.

No Nerdcast 522, Alexandre Ottoni, Deixe Pazos, Fabio Yabu, Eduardo Spohr e Leonel Caldela comentam as suas experiências com trabalho em coautoria. Eduardo Spohr, escritor de A Batalha do Apocalipse com mais de 50 mil cópias vendidas, ressalta três pontos importantes sobre trabalhar em coautoria:

1 – “A Coautoria serve como medidor, porque você terá uma pessoa em que confie e que poderá criticar seu trabalho de forma honesta, sem querer te agradar ou desagradar. Quando você está começando, você se acha o máximo e aí finalmente tem alguém que vai trabalhar junto com você. Então o trabalho ajuda você a ter essa crítica honesta. ”

2– “Com as novas ideias, você poderá acrescentar novas ideias e pegar coisas diferentes. ”

Leonel complementa:

“Vemos muitas obras que só tem apenas um autor na capa, como se fosse um trabalho de uma única mente genial, mas quase nunca é assim. Mesmo que não tenha um coautor na capa, normalmente tem um editor para orientar o andamento do livro. Também tem os Leitores Beta que vão te dizer se a motivação do personagem está funcionando ou não. Não pode ter o ego muito grande, porque é necessário aceitar sugestões de toda equipe para ter um trabalho PROFISSIONAL. ”

Antes só do que Mal acompanhado

Trabalho em equipe é sinônimo de sucesso, é verdade? Não, porque estar com pessoas que não agregam nada à equipe (pessoalmente e/ou profissionalmente) ou tem dificuldades em lidar com opiniões diferentes a delas certamente te causará um transtorno a médio/longo prazo.

O site administrares.com ressalta 5 características essenciais para trabalho em equipe:

– Administrar conflitos: É importante saber lidar com os conflitos do dia a dia na empresa. Neste sentido, desenvolver a habilidade de conversar para esclarecer os fatos e conciliar as necessidades é sempre a melhor opção nesse momento. Assim você gera confiança e afeição da equipe.

– Comunicação: Saber valorizar a comunicação entre você e os outros colaboradores é fundamental para o trabalho em equipe. Escutar e falar na hora certa também é uma habilidade importante para que o ambiente se torne agradável e produtivo.

– Proatividade: Tomar atitude é um ponto positivo. Estar sempre disposto a ajudar e a resolver os problemas ajuda no seu desenvolvimento de sua equipe.

– Inovar: Procurar inovar é sempre importante para o crescimento da empresa e dos profissionais. Buscar soluções e alternativas é fazer com que todos cheguem ao melhor resultado com mais assertividade e o que é melhor, em pouco tempo.

– Confiança: É fundamental desenvolver a confiança entre as pessoas que estão a sua volta. Gerar esse sentimento é ganhar um espaço maior na equipe, pois você sempre será o apoio de cada um e saberá quando e como contar com cada colaborador.

NEM TÃO INDIVIDUAL ASSIM

Quando pensamos em um trabalho individual relacionado a mídia lembramos dos Youtubers, sendo assim fui pesquisar um pouco mais sobre um dos canais de games com mais visualizações o, REZENDE EVIL.

Pedro Afonso, o Rezende Evil, posta diariamente 4 vídeos e com isso chegou a marca de 2 bilhões de visualizações. Mas para manter a frequência ele tem uma equipe de 7 pessoas trabalhando em conjunto. Até mesmo em atividades aparentemente solitárias há a presença de pessoas auxiliando na criação.

No blog da Crowtoon também trabalhamos com Crowdsourcing 🙂

Ter pessoas contribuindo para a sua ideia não é vergonhoso, pelo contrário é extremamente importante pois mostra que a sua ideia atraiu o interesse de pessoas para torna-la ainda mais tangível. Com o Crowdsourcing ou Coautoria, são estimulados a sua criatividade e as suas deficiências são suprimidas.

Quadrinista, está trabalhando sozinho e quer ajuda? A Crowtoon está pronta para te ajudar, envie um email para artista@crowtoon.com e saiba como.

*Crowdsourcing combina os esforços de voluntários identificados ou de trabalhadores em tempo parcial, num ambiente onde cada colaborador, por sua própria iniciativa, adiciona uma pequena parte para gerar um resultado maior.  O “crowdsourcing” distingue-se de terceirização pelo fato de o trabalho ser feito por um público indefinido, em vez de ser encomendado ou atribuído a um grupo especificamente designado para realizá-lo. https://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing

**Co-autoria 1. Estado, qualidade ou caráter de co-autor.

  1. Pluralidade de autores de uma obra, de um crime.

Disponível em: <http://dicionariocriativo.com.br/significado/coautoria>. Acesso em: 22/08/2016.

Fontes:

https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-522-co-autoria-escrevendo-a-3-4-ou-6-maos/

http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/5-habilidades-fundamentais-para-se-trabalhar-em-equipe/77273/

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência.

Leia tambem: Como aplicar Transmidia em meus quadrinhos

Gui Martins
contato@crowtoon.com

Gosta de Startups e Quadrinhos ou algo assim...

No Comments

Post A Comment