Como estabelecer as Metas para os seus quadrinhos?

Como estabelecer as Metas para os seus quadrinhos?

Já estamos na segunda quinzena de janeiro de 2017, normalmente fala-se sobre metas no dia 31 de dezembro ou 1º de janeiro, com as famosas resoluções de fim de ano. Então para você que esqueceu ou não criou a sua meta daremos algumas dicas para que 2017 seja um sucesso para você como artista e para seus quadrinhos.

 

Para criar as suas metas é necessário observar os seguintes pontos:

  • Avalie o Mercado de HQ

O mercado é o seu principal alvo. Portanto, entender como ele funciona é essencial para estabelecer suas metas. Veja qual é a média de quadrinhos vendidos no seu nicho, para isso você pode conversar com outros produtores de HQ. Em outros ramos é comum a associação ter essas informações. Para os quadrinistas, existe a Associação dos Cartunistas. Não sei se possuem essas informações, mas não custa tentar.

  • Investimentos

Conhecer o mercado é essencial. Mas não podemos esquecer que ele muda a cada dia, e que geralmente essas mudanças o tornam mais exigente. Portanto, conhecer o mercado hoje se torna em vão se você não concentra seus esforços em investir recursos financeiros e humanos de forma a acompanhá-lo, criando novos produtos e trazendo a cada dia as soluções para suas novas necessidades. Avaliar os investimentos realizados e os resultados obtidos, pode te ajudar a investir de forma mais eficiente.

  • Capacidade de vendas e entrega

A sua capacidade produtiva ou da sua equipe, se tiver, são fundamentais para o estabelecimento das metas. Exemplo:

Se você possui um ecommerce deverá se atentar na quantidade de produtos em estoque, qual é o percentual das pessoas que acessam o site e que compram (saiba mais em Funil de Vendas) e quantos produtos você consegue levar no Correio.

Observado o potencial do seu mercado, as estratégias de investimento e a capacidade de entrega, as suas metas precisam ser:

  • Específicas

Quanto mais especifica sua meta, mais atingível ela se torna.

Exemplo:

Você quer ter sucesso com quadrinhos? Mas o que é ter sucesso com quadrinhos pra você? Vender mais? Lucrar mais? Atingir mais pessoas?

Minha meta para 2017 -> Vender 10 mil quadrinhos, Faturar R$ 100.000,00 e atingir 1 milhão de pessoas.

 

  • Mensuráveis

Tente descrever se sua meta pode ser materialmente ou temporalmente mensurada. Quanto mais concreta e menos subjetiva ela for, melhor.

  • Atingíveis, porém ousadas

É igualmente importante, traçar metas que você possa atingir. Nós temos uma incrível necessidade de sentir a satisfação de alcançar o resultado desejado. A vitória de conseguir atingir a meta que estabeleceu, pode ser a força que você precisa para persistir na trajetória em direção ao seu alvo.

  • Relevantes pra você

Sua meta não pode ter como fundamento desejos momentâneos relacionados a aspectos financeiros ou sociais, ela precisa impactar positivamente sua vida, indo de encontro ao propósito dela. Ela precisa fazer parte do seu todo (e não ao contrário).

Concentrar seus esforços em conseguir fama na internet pode não trazer o conforto financeiro ou sucesso profissional que você deseja.

  • Datadas

Pode parecer bobo, mas quando você coloca prazos, surge a pulguinha que não existia atrás da sua orelha. E quando está chegando perto da data limite e você não ainda não cumpriu a sua meta, ela vai começar a te cutucar e te incomodar de forma que, mesmo que você não cumpra no prazo que estabeleceu, não deixará passar muito tempo sem cumpri-la, ou pelo menos não tanto quanto deixaria se não tivesse o prazo.

Gui Martins e Pri Marcelino

 

admin
admin@crowtoon.com
No Comments

Post A Comment