10 dicas para quem trabalha em casa

10 dicas para quem trabalha em casa

A procrastinação é algo que aflige a maioria das pessoas e é o terror da vida de quem trabalha em casa. Baseado nisso resolvi compartilhar algumas atividades que tenho feito e que tem me ajudado a melhorar minha produtividade.

1- Defina um local de trabalho. Um dos passos mais importantes para que você melhore sua produtividade é definir um local de trabalho. Nesse local você poderá organizar seus pensamentos e realizar as suas tarefas. Pode ser no seu quarto, no escritório, na sala, na cozinha ou em qualquer cômodo, mas é importante que a sua família, e você também, saibam que quando está naquele ambiente, você está trabalhando.

2- Estabeleça horas de trabalho. O bom de trabalhar em casa é que você pode trabalhar no “horário comercial” ou você pode fazer o seu próprio horário. Mas é importante definir o seu horário de trabalho. Essa dica é ligada a próxima.

3- Teste horas de trabalho diferentes. Cada pessoa tem um horário biológico diferente, você conhecer o seu fundamental para que o trabalho renda. Você pode gostar de desenhar pela manhã e escrever pela madrugada, teste o que é melhor para você. Eu, por exemplo, não gosto de ficar conversando pela manhã, então sempre deixo as reuniões para tarde e pela manhã faço atividades “solitárias”, como relatórios.

4- Tenha boas Playlists para cada atividade. Boas músicas sempre ajudam, além de quebrar o silencio trazem bons sentimentos e ainda contribuem para diferentes níveis de concentração. No Spotify existem diversas playlists que podem te auxiliar.

5- Anote as ideias de forma rápida. As vezes no meio de uma atividade você tem uma ideia genial sobre sua empresa ou se lembra que precisa fazer algo, se você parar para fazer a nova atividade gastará mais tempo para voltar ao ritmo da primeira. Para não perder novas ideias e não diminuir o ritmo, tenha um caderno, celular, um documento do word ou até um papel de pão para anotar suas ideias.

6- Utilize lista de tarefas. Para se organizar melhor, na noite do domingo ou no inicio da segunda pode criar a lista de tarefas para semana, com isso ficará mais fácil para se recordar das atividades e ainda conseguirá ver tudo o que já fez. Existem ferramentas que podem te ajudar: os sites Runrun.it e Podio e apps como Trello, To do it, Wunderlist e tantos outros. Para mim, o que me ajuda melhor é o lembrete do Google Calendar.

7- Mantenha a distração em volta, mas não no caminho. É importante ter as distrações em volta. Quando estiver no horário de pausa voce pode tirar o peso do trabalho. Mas lembre-se: Mantenha-os fora do alcance e fora de vista enquanto você trabalha, porque você pode acabar gastando mais tempo distraído do que realmente trabalhando. Para mim, esse é o mais difícil e um dos mais importantes.

 8- Se possível, trabalhe em outros ambientes. Sempre que possível, vá trabalhar em outros ambientes, na cidade de São Paulo existem diversos Co-workings, mas melhor que eles, existem espaços com internet gratuita, como o Centro Cultural que fica ao lado do metro Vergueiro. Outra ótima opção é ir no Starbucks 🙂

 9- Redes Sociais. As redes sociais são ferramentas essenciais para negócios digitais, mas são um problema para quem trabalha em casa. Primeiramente, é importante separar um tempo para as suas redes sociais. No Facebook, por exemplo,é possível programar as publicações para o decorrer da semana. Tambem é importante que deixe uma parte do seu dia para responder fãs ou pessoas que estão conhecendo seu trabalho. Mas é fundamental que voce não use a desculpa clássica, “Eu trabalho na internet, preciso estar online no Facebook, Whatsapp, Twitter, flickr, o tempo todo”, para ficar vendo vídeo de gatinho ou falando mal da politica.

 10- Organize os arquivos do computador. Separar uma tarde no seu calendário e apenas limpar seu desktop e classificar através de seus arquivos. Depois de ter tudo limpo e organizado, considere o armazenamento de arquivos em um aplicativo em nuvem protegido por senha para que eles são seguros e disponíveis a qualquer momento 

 

Veja tambem 10 dicas para seu quadrinho não dar certo

Gui Martins
contato@crowtoon.com

Gosta de Startups e Quadrinhos ou algo assim...

No Comments

Post A Comment